quarta-feira, 1 de outubro de 2008

BIOGRAFIA

João Pires, nasceu em 1981 em Lisboa. guitarrista e compositor começou os seus estudos na escola clássica de Linda-a-Velha. A sua carreira musical é vasta e diversificada, tendo participado e criado em inúmeros projectos musicais de géneros distintos, tais como Fado, Flamenco, música tradicional portuguesa, música africana, latina, rock, bossa nova e Mpb, música para dança contemporânea e Flamenca. Em 2004 inicia os seus estudos em guitarra flamenca com os maestros Manolo Sanlucar, Jose Antonio Rodriguez, Paco Serrano e Manolo Franco, participando no curso Natureza e Forma da guitarra flamenca no Festival Internacional de Guitarra de Córdoba, Espanha, em três edições consecutivas. aqui tomou contacto com os maiores guitarristas de diferentes estilos da actualidade, como Vicente Amigo, Paco de Lucia, Pat Metheny, Roland Dyens, Léo Brower, Gismonti, Toquinho etc. Em lisboa estudou com o maestro Múcio Sá, bossa nova, Mpb, harmonia, jazz.Actualmente João Pires lecciona guitarra e no plano artístico trabalha em diferentes projectos musicais.
É Director musical e Intérprete dos dois últimos espectáculos da Companhia de Dança Amálgama " tablao do Fado", " Alegria das Rosas".
Tributo a Tom Jobim, interprete e arranjos do vastíssimo repertório do grande maestro da musica brasileira.
Colaborações com o fadista Ricardo Ribeiro e a cantora Susana Travassos.
Nascente é o projecto musical João Pires que sairá em trabalho discográfico ainda este ano. É um espectáculo World Music de carácter instrumental, centrado na guitarra como instrumento solista, onde essa Lisboa e Andaluzia se fundem de uma forma única, surpreendente. A riqueza e a variedade do Flamenco encontram nele uma via aberta a todas as músicas que tomou contacto, como a música clássica, o fado, a música brasileira e o jazz. Apostando numa personalidade sonora inigualável, a guitarra de João Pires tem um som muito actual e ao mesmo tempo com os pés bem assentes na tradição e escolástica guitarristica. As suas interpretações ao vivo conseguem criar uma atmosfera envolvente, cheia de sensibilidade e virtuosismo.João Pires é um incansável investigador das possibilidades estéticas e sonoras da guitarra, que tem cada vez mais uma forte projecção universal.

Sem comentários: